Raymond Franz nas publicações da Torre de Vigia - Parte 4
Viagens como Superintendente de Zona, muitas vezes dedicando prédios de filiais e outros.
Os membros do Corpo Governante das Testemunhas de Jeová também servem como Superintendentes Zonais, homens designados para cuidar da obra das Testemunhas de Jeová em um grupo determinado de países. Raymond Franz serviu primeiro como Superintendente de Zona na América do Sul, e mais tarde em parte da Europa.
As seguintes publicações trazem relatos de algumas destas viagens:
A Sentinela de 15 de Junho de 1975, página 11:
Artigo: Edificação e Plantio na França (citado só a parte final)
DEDICAÇÃO
No sábado, 13 de maio de 1978, um ônibus alugado partiu do Betel de Boulogne, às 7,15 horas da manhã, para a Normandia. Levava parte da família de Betel de Boulogne, reunindo-a com o pessoal do prédio suplementar de Louviers. Depois de visitarem o novo prédio de Incarville, sentaram-se para um almoço preparado pelos cozinheiros de Betel.
Depois de um programa que recapitulou os dois anos de esforços necessários para a construção do novo prédio, ouviram-se diversas mensagens gravadas de Testemunhas em outros países de língua francesa. Daí, Raymond Franz, membro do Corpo Governante, proferiu o discurso de dedicação. Ele salientou a importância de se servir a Jeová com alegria. (Nee. 8:10) A vaidade dos esforços humanos e da glória efêmera (tal como a de César e de Napoleão) foi contrastada com o trabalho alegre da pregação das boas novas do reino de Jeová. (Ecl. 1:3-7, 11) Mostrou-se que, se os cristãos continuarem a ter alegria no serviço de Jeová, aguardando o tempo devido dele para destruir a iniqüidade, acabarão convencendo-se de que tudo saiu perfeitamente, não tendo “nada a acrescentar-lhe” e “nada a subtrair-lhe”. — Ecl. 3:11, 14.
A dedicação deste novo prédio suplementar ao Betel foi deveras um acontecimento muito feliz. E a contínua evidência de bênção divina enche-nos da determinação de continuarmos fielmente com a obra de edificação e plantio espirituais na França.
Nosso Ministério do Reino de Março de 1977, pagina 4, edição brasileira.
Notícias Teocráticas
♦ O arranjo para o serviço de pioneiro auxiliar está tendo bom êxito em muitos países. Por exemplo:
Japão relatou 5.080 pioneiros auxiliares em setembro, 61 por cento acima do auge anterior para pioneiros temporários.
Austrália teve 1.260 pioneiros auxiliares em setembro; República Dominicana, 568, e Coréia, 953.
Os irmãos em Israel alegraram-se por terem tido cinco participando no serviço de pioneiro auxiliar em setembro, sendo que não havia nenhum pioneiro temporário no mesmo mês do ano anterior.
Barbados relatou 36 pioneiros auxiliares em setembro em comparação com apenas 3 em setembro de 1975.
♦ O irmão Raymond V. Franz, membro do corpo governante visitou o Brasil na capacidade de superintendente de zona no período de 24 de dezembro a 2 de janeiro. Ele proferiu discursos nas assembléias de distrito em São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói. O Salão de Assembléias em Ribeirão Pires foi dedicado por ocasião da visita, o irmão Franz proferindo o discurso de dedicação nas duas reuniões para o total de 5.015 pessoas.
♦ Alcançou pleno êxito a realização das 25 assembléias de distrito “Serviço Sagrado” no Brasil. Um total de 210.914 pessoas ouviram o discurso público e 3.466 foram imersas.
Anuário das Testemunhas de Jeová de 1979, páginas 254 – 255:
VISITA DE MEMBROS DO CORPO GOVERNANTE
Nos anos recentes tem havido visitas encorajadoras de vários membros do Corpo Governante, e essas visitas tem sido apreciadas grandemente pelos irmãos espanhóis. Em 1974, os irmãos N. H. Knorr e F. W. Franz visitaram juntos a Espanha, e estava previsto que dariam discursos perante uma grande multidão de irmãos na arena de touradas de Barcelona. Entretanto, as autoridades não concederam permissão, visto que a data coincidia com o feriado religioso de 25 de dezembro. Imediatamente, os planos foram mudados e todos os pioneiros e anciãos foram convidados para uma reunião especial que seria realizada a uns vinte e um quilômetros de Barcelona, num prédio industrial que não estava em uso e que estava sendo considerado para compra como salão de assembléias. Mais de 5.000 pessoas se apinharam ali para ouvir o discurso do irmão Knorr sobre a expansão mundial da obra, e daí prestaram atenção indivisa à exposição do Salmo 91 pelo irmão Franz. Apenas um ano mais tarde, o irmão Raymond Franz foi convidado a inaugurar o mesmo prédio, que havia sido convertido num magnífico salão de assembléias, com 1.300 assentos, bem como um amplo refeitório e uma piscina para batismo.
Antes disso, em novembro de 1975, F. W. Franz inaugurara um salão de assembléias em Madri, que era antes um cinema. Foram feitas outras visitas por M. G. Henschel em maio de 1974, e por L. K. Greenlees, em 1976. O irmão Henschel falou perante 22.417 irmãos na arena de touradas de Barcelona. A máxima assistência até então em qualquer reunião foi durante a visita de L. A. Swingle, quando houve uma assistência de 27.215 pessoas em Las Arenas de Barcelona, em 1.° de maio de 1977. O irmão Swingle falou também em reuniões em Madri e nas Ilhas Canárias, de modo que a assistência total nos seus quatro discursos veio a ser de 45.617 pessoas.
Anuário das Testemunhas de Jeová de 1981, França, páginas 158 – 159:
ACRESCENTA-SE UM SEGUNDO ANEXO
Em 1973, quando foi dedicado o anexo em Louviers, supôs-se que este cuidaria das necessidades na França até a “grande tribulação”. Mesmo quando se comprou um terreno em Incarville (um povoado um pouco fora de Louviers) em 1974, não se pensava em construir um anexo, mas apenas um Salão do Reino. Mas o rápido crescimento da obra do Reino logo mudou nosso modo de pensar. Finalmente, em 2 de abril de 1976, foi obtida uma autorização para se construir um edifício de dois andares com uma área de 2.483 metros quadrados.
Enviou-se uma carta a todas as congregações da França, pedindo voluntários que tivessem alguma experiência em construção. Visto que os irmãos não estavam muito satisfeitos com o prédio pré-fabricado em Louviers, decidiram construir eles mesmos o novo prédio. Certo irmão experiente em construções ofereceu-se para coordenar os trabalhos como parte duma comissão de construção, supervisionada pela Comissão da Filial e pelo Corpo Governante.
A obra progrediu de acordo com o programa até 8 de dezembro de 1976, quando o Corpo Governante sugeriu construir um terceiro andar, o que acrescentaria 10 quartos extras. Assim, nosso arquiteto traçou novas plantas, as quais foram submetidas a inspeção. Ganhamos 390 metros quadrados de espaço a mais, elevando o total da área do edifício para 2.873 metros quadrados.
Por fim, foi terminado o novo anexo, e no sábado, 13 de maio de 1978, o irmão Raymond Franz, do Corpo Governante, proferiu o discurso de dedicação em francês. O anexo de Incarville aloja agora o departamento de expedição e também acomoda os irmãos de Betel que trabalham em Louviers. Quase todos os 34 quartos no segundo e no terceiro andar já estão ocupados. Atualmente, a família do Betel francês totaliza 136 membros, dos quais 46 estão em Boulogne, e 90 estão em Louviers e Incarville.
Em Inglês
No Nosso Ministério do Reino de Maio de 1977 (em Inglês), página 1, edição para os EUA, o escritório da sede mundial em Brooklyn, Nova Iorque, relatou os resultados de uma visita de Raymond Franz á Améria Latina e Caribe:
Branch Letter
Dear Kingdom Publishers:
As is true of you, we here in Brooklyn are keenly interested in our brothers in every part of the world. It is our privilege to supply them with literature, and we are very much encouraged by reports received from them.
At the time that this letter is being written, a number of members of the governing body and their associates are serving at assemblies and visiting branch offices in various parts of the earth: Leo Greenlees in east Africa, Albert Schroeder down the west coast of South America, Karl Klein along the Caribbean coast of Latin America, Milton Henschel in the South Pacific. Lloyd Barry has just left for the Far East, and John Booth will be serving the Mideast and southeast Asia. Others will also be traveling soon.
Recently Raymond Franz returned from a zone trip to Brazil, Argentina, Paraguay, Uruguay and Chile. He reported that the 123 members of the Bethel family in São Paulo, Brazil, find that their once-spacious factory and office facilities are now pressed to capacity. Interest in the Kingdom message is great in that part of the field, over 210,000 attending their recent series of district assemblies. The thirty-five missionaries there with whom Brother Franz met have served in their assignments for a total of 476 years—a reflection of the zeal that many of the brothers there feel for Jehovah’s service. In both Paraguay and Uruguay, Brother Franz met many of the friends from Argentina who crossed the border in order to assemble with their brothers in lands where there is greater freedom to do so. Despite changed circumstances in Argentina, they are continuing to press ahead with the Lord’s work.
From another land where the Kingdom work is forbidden by the rulers, this report was recently received: ‘We are still alive. Efforts are still being made to put an end to our most precious labor to impart hope to the people. They would like to see us dead, but we continue to be upheld by the Almighty, who tells us not to be silent. We obey Him rather than men. The cost is high, but nothing is more important than to serve Him. We ask Him for the strength to endure to the end, and He is responding wonderfully. Ours is the privilege to give to the Father an answer for Satan. We are happy to suffer for righteousness.’
May all of us share their love and zeal and reflect it in our service in the days to come. We remember you in our prayers and we send our very warm Christian love.
Your fellow servants,
BROOKLYN BRANCH OFFICE
Tradução Livre:
Carta do Escritório
Caros Publicadores do Reino:
As seguintes publicações trazem relatos de algumas destas viagens:
A Sentinela de 15 de Junho de 1975, página 11:
Artigo: Edificação e Plantio na França (citado só a parte final)
DEDICAÇÃO
No sábado, 13 de maio de 1978, um ônibus alugado partiu do Betel de Boulogne, às 7,15 horas da manhã, para a Normandia. Levava parte da família de Betel de Boulogne, reunindo-a com o pessoal do prédio suplementar de Louviers. Depois de visitarem o novo prédio de Incarville, sentaram-se para um almoço preparado pelos cozinheiros de Betel.
Depois de um programa que recapitulou os dois anos de esforços necessários para a construção do novo prédio, ouviram-se diversas mensagens gravadas de Testemunhas em outros países de língua francesa. Daí, Raymond Franz, membro do Corpo Governante, proferiu o discurso de dedicação. Ele salientou a importância de se servir a Jeová com alegria. (Nee. 8:10) A vaidade dos esforços humanos e da glória efêmera (tal como a de César e de Napoleão) foi contrastada com o trabalho alegre da pregação das boas novas do reino de Jeová. (Ecl. 1:3-7, 11) Mostrou-se que, se os cristãos continuarem a ter alegria no serviço de Jeová, aguardando o tempo devido dele para destruir a iniqüidade, acabarão convencendo-se de que tudo saiu perfeitamente, não tendo “nada a acrescentar-lhe” e “nada a subtrair-lhe”. — Ecl. 3:11, 14.
A dedicação deste novo prédio suplementar ao Betel foi deveras um acontecimento muito feliz. E a contínua evidência de bênção divina enche-nos da determinação de continuarmos fielmente com a obra de edificação e plantio espirituais na França.
Nosso Ministério do Reino de Março de 1977, pagina 4, edição brasileira.
Notícias Teocráticas
♦ O arranjo para o serviço de pioneiro auxiliar está tendo bom êxito em muitos países. Por exemplo:
Japão relatou 5.080 pioneiros auxiliares em setembro, 61 por cento acima do auge anterior para pioneiros temporários.
Austrália teve 1.260 pioneiros auxiliares em setembro; República Dominicana, 568, e Coréia, 953.
Os irmãos em Israel alegraram-se por terem tido cinco participando no serviço de pioneiro auxiliar em setembro, sendo que não havia nenhum pioneiro temporário no mesmo mês do ano anterior.
Barbados relatou 36 pioneiros auxiliares em setembro em comparação com apenas 3 em setembro de 1975.
♦ O irmão Raymond V. Franz, membro do corpo governante visitou o Brasil na capacidade de superintendente de zona no período de 24 de dezembro a 2 de janeiro. Ele proferiu discursos nas assembléias de distrito em São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói. O Salão de Assembléias em Ribeirão Pires foi dedicado por ocasião da visita, o irmão Franz proferindo o discurso de dedicação nas duas reuniões para o total de 5.015 pessoas.
♦ Alcançou pleno êxito a realização das 25 assembléias de distrito “Serviço Sagrado” no Brasil. Um total de 210.914 pessoas ouviram o discurso público e 3.466 foram imersas.
Anuário das Testemunhas de Jeová de 1979, páginas 254 – 255:
VISITA DE MEMBROS DO CORPO GOVERNANTE
Nos anos recentes tem havido visitas encorajadoras de vários membros do Corpo Governante, e essas visitas tem sido apreciadas grandemente pelos irmãos espanhóis. Em 1974, os irmãos N. H. Knorr e F. W. Franz visitaram juntos a Espanha, e estava previsto que dariam discursos perante uma grande multidão de irmãos na arena de touradas de Barcelona. Entretanto, as autoridades não concederam permissão, visto que a data coincidia com o feriado religioso de 25 de dezembro. Imediatamente, os planos foram mudados e todos os pioneiros e anciãos foram convidados para uma reunião especial que seria realizada a uns vinte e um quilômetros de Barcelona, num prédio industrial que não estava em uso e que estava sendo considerado para compra como salão de assembléias. Mais de 5.000 pessoas se apinharam ali para ouvir o discurso do irmão Knorr sobre a expansão mundial da obra, e daí prestaram atenção indivisa à exposição do Salmo 91 pelo irmão Franz. Apenas um ano mais tarde, o irmão Raymond Franz foi convidado a inaugurar o mesmo prédio, que havia sido convertido num magnífico salão de assembléias, com 1.300 assentos, bem como um amplo refeitório e uma piscina para batismo.
Antes disso, em novembro de 1975, F. W. Franz inaugurara um salão de assembléias em Madri, que era antes um cinema. Foram feitas outras visitas por M. G. Henschel em maio de 1974, e por L. K. Greenlees, em 1976. O irmão Henschel falou perante 22.417 irmãos na arena de touradas de Barcelona. A máxima assistência até então em qualquer reunião foi durante a visita de L. A. Swingle, quando houve uma assistência de 27.215 pessoas em Las Arenas de Barcelona, em 1.° de maio de 1977. O irmão Swingle falou também em reuniões em Madri e nas Ilhas Canárias, de modo que a assistência total nos seus quatro discursos veio a ser de 45.617 pessoas.
Anuário das Testemunhas de Jeová de 1981, França, páginas 158 – 159:
ACRESCENTA-SE UM SEGUNDO ANEXO
Em 1973, quando foi dedicado o anexo em Louviers, supôs-se que este cuidaria das necessidades na França até a “grande tribulação”. Mesmo quando se comprou um terreno em Incarville (um povoado um pouco fora de Louviers) em 1974, não se pensava em construir um anexo, mas apenas um Salão do Reino. Mas o rápido crescimento da obra do Reino logo mudou nosso modo de pensar. Finalmente, em 2 de abril de 1976, foi obtida uma autorização para se construir um edifício de dois andares com uma área de 2.483 metros quadrados.
Enviou-se uma carta a todas as congregações da França, pedindo voluntários que tivessem alguma experiência em construção. Visto que os irmãos não estavam muito satisfeitos com o prédio pré-fabricado em Louviers, decidiram construir eles mesmos o novo prédio. Certo irmão experiente em construções ofereceu-se para coordenar os trabalhos como parte duma comissão de construção, supervisionada pela Comissão da Filial e pelo Corpo Governante.
A obra progrediu de acordo com o programa até 8 de dezembro de 1976, quando o Corpo Governante sugeriu construir um terceiro andar, o que acrescentaria 10 quartos extras. Assim, nosso arquiteto traçou novas plantas, as quais foram submetidas a inspeção. Ganhamos 390 metros quadrados de espaço a mais, elevando o total da área do edifício para 2.873 metros quadrados.
Por fim, foi terminado o novo anexo, e no sábado, 13 de maio de 1978, o irmão Raymond Franz, do Corpo Governante, proferiu o discurso de dedicação em francês. O anexo de Incarville aloja agora o departamento de expedição e também acomoda os irmãos de Betel que trabalham em Louviers. Quase todos os 34 quartos no segundo e no terceiro andar já estão ocupados. Atualmente, a família do Betel francês totaliza 136 membros, dos quais 46 estão em Boulogne, e 90 estão em Louviers e Incarville.
Em Inglês
No Nosso Ministério do Reino de Maio de 1977 (em Inglês), página 1, edição para os EUA, o escritório da sede mundial em Brooklyn, Nova Iorque, relatou os resultados de uma visita de Raymond Franz á Améria Latina e Caribe:
Branch Letter
Dear Kingdom Publishers:
As is true of you, we here in Brooklyn are keenly interested in our brothers in every part of the world. It is our privilege to supply them with literature, and we are very much encouraged by reports received from them.
At the time that this letter is being written, a number of members of the governing body and their associates are serving at assemblies and visiting branch offices in various parts of the earth: Leo Greenlees in east Africa, Albert Schroeder down the west coast of South America, Karl Klein along the Caribbean coast of Latin America, Milton Henschel in the South Pacific. Lloyd Barry has just left for the Far East, and John Booth will be serving the Mideast and southeast Asia. Others will also be traveling soon.
Recently Raymond Franz returned from a zone trip to Brazil, Argentina, Paraguay, Uruguay and Chile. He reported that the 123 members of the Bethel family in São Paulo, Brazil, find that their once-spacious factory and office facilities are now pressed to capacity. Interest in the Kingdom message is great in that part of the field, over 210,000 attending their recent series of district assemblies. The thirty-five missionaries there with whom Brother Franz met have served in their assignments for a total of 476 years—a reflection of the zeal that many of the brothers there feel for Jehovah’s service. In both Paraguay and Uruguay, Brother Franz met many of the friends from Argentina who crossed the border in order to assemble with their brothers in lands where there is greater freedom to do so. Despite changed circumstances in Argentina, they are continuing to press ahead with the Lord’s work.
From another land where the Kingdom work is forbidden by the rulers, this report was recently received: ‘We are still alive. Efforts are still being made to put an end to our most precious labor to impart hope to the people. They would like to see us dead, but we continue to be upheld by the Almighty, who tells us not to be silent. We obey Him rather than men. The cost is high, but nothing is more important than to serve Him. We ask Him for the strength to endure to the end, and He is responding wonderfully. Ours is the privilege to give to the Father an answer for Satan. We are happy to suffer for righteousness.’
May all of us share their love and zeal and reflect it in our service in the days to come. We remember you in our prayers and we send our very warm Christian love.
Your fellow servants,
BROOKLYN BRANCH OFFICE
Tradução Livre:
Carta do Escritório
Caros Publicadores do Reino:
Assim como os irmãos, nós aqui Brooklyn temos muito interesse em nossos irmãos em todas as partes do mundo. É um privilégio nosso supri-los com literatura, e estamos muito encorajados por relatórios recebidos deles.
No momento em que esta carta está sendo escrita, alguns membros do Corpo Governante e os seus colaboradores estão servindo nas assembléias e visitando escritórios em várias partes da terra: Leo Greenlees no leste da África, Albert Schroeder para a costa oeste da América do Sul, Karl Klein, ao longo da costa caribenha da América Latina, Milton Henschel, no Pacífico Sul. Lloyd Barry acaba de sair para o Extremo Oriente, e John Booth estará servindo ao Oriente Médio e Sudeste da Ásia. Outros também irão viajar em breve. Raymond Franz recentemente retornou de uma viagem de zona ao Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile. Ele informou que os 123 membros da família de Betel em São Paulo, Brasil, descobriram que sua fábrica espaçosa e seu escritório cheio de facilidades estão sobrecarregados á sua capacidade. O interesse na mensagem do Reino é grande nessa parte do campo, mais de 210.000 pessoas compareceram à sua recente série de assembléias distritais. Os trinta e cinco missionários lá com os quais o irmão Franz encontrou têm servido em suas atribuições para um total de 476 anos, um reflexo do zelo que muitos dos irmãos sentem para o serviço de Jeová. No Paraguai e no Uruguai, o irmão Franz reuniu muitos dos irmãos da Argentina, que cruzaram a fronteira a fim de reunir com os seus irmãos em terras onde há maior liberdade para fazê-lo. Apesar da evolução da situação na Argentina, eles continuam a avançar com a obra do Senhor.
De outro país, onde o trabalho do Reino é proibido pelos governantes, este relatório foi recebido recentemente: "Nós ainda estamos vivos. Esforços ainda estão sendo feitos para colocar um fim ao nosso trabalho mais precioso para dar esperança ao povo. Eles gostariam de ver-nos mortos, mas nós continuamos a ser acolhidos pelo Todo-Poderoso, que nos diz para não ficar em silêncio. Nós lhe obedecemos ao invés de homens. O custo é alto, mas nada é mais importante do que servi-Lo. Pedimos-Lhe a força de perseverar até o fim, e ele está respondendo maravilhosamente. Temos o privilégio de dar ao Pai uma resposta para Satanás. Estamos felizes por sofrer por justiça.
Que todos nós partilhamos o seu amor e zelo e refleti-lo em nosso serviço nos próximos dias. Lembramo-lo em nossas orações e enviamos nosso amor muito morna cristã.
Seus conservos,
ESCRITÓRIO CENTRAL EM BROOKLYN.
Marcadores: Biografia


0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial